Métodos computacionais em neuropsicologia

Este é o primeiro de uma série de posts que pretendo escrever sobre métodos computacionais em neuropsicologia. O que são métodos computacionais em neuropsicologia? É a disciplina que estuda as ferramentas, os métodos e os algoritmos númericos e, também o desenvolvimento de experimentos utilizando-se da tecnologia computacional em neuropsicologia.

O conhecimento de métodos computacionais é essencial para o desenvolvimento da pesquisa em qualquer área do conhecimento. Este conhecimento requer utilizar a tecnologia computacional, de um modo que vai muito além de simplesmente acessar a internet, navegar em sites, realizar uma busca, utilizar as redes sociais ou escrever num processador de texto.

A utilização da tecnologia computacional na pesquisa científica requer habilidades tais como: coletar dados, manipular e processar estes dados, realizar um experimento, simular um experimento, visualizar os resultados (gerar gráficos), produzir relatórios, escrever um artigo e escrever apresentações. Estas habilidades são desenvolvidas de maneira satisfatória com os recursos da tecnologia computacional.

Nos próximos posts estaremos falando sobre linguagem de programação científica, especialmente (mas, não somente) sobre o Python e o R. Nosso enfoque será sobre métodos de análise de dados e desenvolvimento de experimentos em neuropsicologia.

Até próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s