Notas de leitura: A arte da pesquisa

Estou relendo um livro antigo (2000), que foi muito importante para o meu desenvolvimento como pesquisador. O livro é A arte da pesquisa, escrita pelos professores da Universidade de Chicago: Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb e Joseph M. Williams. Trata-se de uma obra que ensina como é o processo de redação científica, do projeto ao relatório final. O livro é indicado para pesquisadores iniciantes à experientes, em especial para pós-graduandos.

O livro está dividido em 05 (cinco) partes. Na primeira, Pesquisa, pesquisadores e leitores, são abordados assuntos gerais, tais como: Por que pesquisar e redigir um relatório, quem são os leitores e seus problemas comuns. Na segunda parte, Fazendo perguntas, encontrando respostas, discute a questão do planejamento de um Projeto de Pesquisa – como identificar problemas de pesquisa e utilizar as fontes de informação. Na terceira parte, Fazendo uma afirmação e sustentando-a, apresenta a questão da estrutura argumentativa (lógica) da redação científica. Como construir bons argumentos, mediante afirmações, evidências e qualificações argumentativas. A quarta parte, Preparando-se para redigir, redigindo e revisando, discute os procedimentos metodológicos relacionados a elaboração de um relatório de pesquisa (monografia, dissertações e teses acadêmicas). Cobrindo temas como: pre-rascunho, rascunho, apresentação visual e revisão final do argumento. Por último, Considerações finais, analisa a questão da ética em pesquisa, como também orientações para professores e sugestões de leituras. Alguns trechos do prefácio:

Escrevemos este livro pensando nos pesquisadores estudantes, desde os novatos mais inexperientes até os profissionais, cursando pós-graduação. Com ele esperamos:

– atrair a atenção dos pesquisadores iniciantes para a natureza, os usos e os objetivos da pesquisa e de seus relatórios;

– orientar os pesquisadores iniciantes e intermediários quanto as complexidades do planejamento, da organização e da elaboração do esboço de um relatório que proponha um problema significativo e ofereça uma solução convincente;

– mostrar a todos os pesquisadores, do iniciante ao avançado, como ler seus relatórios da maneira como os leitores o fariam identificando passagens em que eles provavelmente encontrariam dificuldades e alterando-as rápida e eficazmente (p. XI).

Em virtude da complexidade que uma pesquisa envolve, fomos explícitos a respeito do maior número possível de etapas, incluindo algumas geralmente tratadas como partes de um misteriosos processo criativo, Entre os assuntos que “destrinchamos” estão os seguintes:

– como converter um interesse por um assunto em um tópico, esse tópico em algumas boas pergunta e as respostas a essas perguntas na solução de um problemas;

– como criar uma argumento que satisfaça o desejo dos leitores de saber por que deveriam aceitar sua afirmação;

– como prever as objeções de leitores sensatos, mas céticos e como qualificar adequadamente os argumentos;

– como criar uma introdução que venda a importância do problema de sua pesquisa aos leitores; como redigir conclusões que façam o leitor compreender não apenas a afirmação principal, mas também sua mais ampla importância;

– como ler seu próprio texto da maneira como os outros o fariam e assim saber melhor que pontos alterar e como (p. XII).

Observe que o livro não é um esquema de como elaborar um projeto ou um relatório de pesquisa. A preocupação dos autores é com o desenvolvimento da escrita (ideias) que leva a elaboração de um Projeto de Pesquisa ou Relatório de Pesquisa. Leitura altamente recomendável.

Referências:

Booth, Colomb & Williams. (2000). A arte da pesquisa. Martins Fontes.

Para saber mais:

Há um link interessante com uma entrevista com os autores. Aqui

Anúncios

Uma consideração sobre “Notas de leitura: A arte da pesquisa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s