A importância da pesquisa

Trecho do livro “A arte da pesquisa” (para ver post sobre o livro, click aqui)

Antes de mais nada, responda a uma pergunta: além de uma nota de avaliação, o que a pesquisa representa para você? Um resposta, que muitos poderão considerar idealista, é que a pesquisa oferece o prazer de resolver um enigma, a satisfação de descobrir algo novo, algo que ninguém mais conhece, contribuindo, ao final, para o enriquecimento do conhecimento humano. Para o pesquisador iniciante, no entanto, existem outros benefícios, mais práticos e imediatos. Em primeiro lugar, a pesquisa o ajudará a compreender o assunto estudado de um modo muito melhor do que qualquer outro tipo de trabalho. A longo prazo, as técnicas de pesquisa e redação, uma vez assimilada, capacitarão o pesquisador a trabalhar por conta própria mais tarde, pois, afinal, coletar informações, organizá-las de modo coerente e apresenta-las de maneira confiável e convincente são habilidades indispensáveis, numa época apropriadamente chamada de “Era da Informação”. Em qualquer campo do conhecimento, você vai precisar das técnicas que só a pesquisa é capaz de ajudá-lo a dominar, seja seu objetivo o projeto, ou a linha de produção.

As técnicas de pesquisa e redação são igualmente importantes para quem usa pesquisa de outras pessoas, e hoje em dia isso inclui todos nós. Somos inundados por informações, cuja maior parte destina-se a servir aos interesses comerciais ou políticos de alguém. Mais do que nunca, a sociedade precisa de pessoas com espírito crítico, capazes de examinar uma pesquisa, fazer suas próprias indagações e encontrar as respostas. Só depois de passar pelo processo incerto e geralmente confuso de conduzir sua própria pesquisa, você saberá avaliar de modo inteligente as pesquisas dos outros. Redigindo seu próprio relatório, entenderá o tipo de trabalho que há por trás das afirmações dos especialistas e do que é encontrado em livros didáticos. Descobrirá, em primeiro mão, como o conhecimento se desenvolve a partir de respostas a indagações de uma pesquisa, como esse novo conhecimento depende das pergunta que você faz o deixa de fazer, como essas perguntas dependem não apenas de seus interesses e metas, mas também dos interesses e metas dos leitores, e como os formatos padronizados de apresentação de pesquisa modelam o tipo de perguntas que você faz, podendo até determinar as que pode fazer.

Mas sejamos francos: a redação de um relatório de pesquisa exige muito. São muitas as tarefas envolvidas, todas pedindo sua atenção, geralmente ao mesmo tempo. Por mais cuidadoso que você seja no planejamento, a pesquisa seguirá um caminho tortuoso, dando guinadas imprevisíveis, podendo dar voltas sobre si mesma. As etapas se sobrepõem: todos nós fazemos um esboço antes de terminar a pesquisa, continuamos a pesquisar depois de começar o rascunho. Alguns trabalham mais no final do projeto, só reconhecendo o problema que tentaram resolver depois de encontrar a solução. Outros partem atrasados para a etapa do rascunho, fazendo a maior parte do trabalho de tentativa e erro, não no papel, mas de cabeça. Cada redator tem um estiolo diferente, e, considerando que os projetos diferem uns dos outros, um único planejamento não pode resolver todos os problemas.

Por mais complexo que seja o processo, no entanto, iremos trata-lo passo a passo, de modo que você possa avançar com segurança. Mesmo quando deparar com as inevitáveis dificuldades e confusões em que todo pesquisador enfrenta, mas que acaba aprendendo a superar. Quando conseguir administrar as partes, você conseguira administrar o todo, e estará pronto para iniciar novas pesquisas com maior confiança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s