Por que a avaliação neuropsicologia é importante?

brainOntem, ministrei a primeira aula da disciplina Fundamentos teóricos e práticos da avaliação neuropsicológica, vinculado ao Programa de Mestrado em Psicologia, na UFPR. O objetivo foi apresentar uma conceituação sobre o que é quais os objetivos da avaliação neuropsicológica. Estes conceitos foram apresentados no artigo Avaliação e reabilitação neuropsicológica: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais (2011).

Segue abaixo um resumo:

A Neuropsicologia, num sentido lato, é o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento e, num sentido stricto, é o campo de atuação profissional que investiga as alterações cognitivas e comportamentais associadas às lesões cerebrais. Este estudo é realizado mediante a aplicação dos conhecimentos advindos das várias disciplinas acadêmicas que configuram o campo das neurociências (neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neurofarmacologia) e de atuação profissional do psicólogo (psicometria, psicologia clínica, psicologia experimental, psicopatologia e psicologia cognitiva).

Os dois principais empregos da neuropsicologia são a avaliação e a reabilitação neuropsicológica. A avaliação neuropsicológica é realizada mediante a aplicação de uma bateria de testes psicométricos que procuram identificar o rendimento cognitivo funcional, a partir do conhecimento de suas relações com o funcionamento cerebral. A avaliação neuropsicológica permite investigar uma determinada função cognitiva para observar sua integridade ou comportamento. O foco da investigação são as funções cognitivas, tais como: memória, atenção, linguagem, funções executivas, raciocínio, motricidade e percepção, bem como as alterações afetivas e de personalidade. Os objetivos da avaliação neuropsicológica são: (1) descrever e identificar alterações do funcionamento psicológico; (2) estabelecer o correlato neurobiológico com o resultado dos testes; (3) determinar se as alterações estão associadas a doenças neurológicas e/ou psiquiátricas ou não; (4) avaliar as alterações através do tempo e desenvolver um prognóstico; (5) oferecer orientações para a reabilitação e o planejamento vocacional e/ou educacional; (6) oferecer orientações para cuidadores e familiares de pacientes; (7) auxiliar no planejamento e implementação do tratamento; (8) desenvolver a pesquisa científica; e (9) elaborar documentos legais. Os exames diagnósticos podem ser empregados em situações legais, tais como: interdições, absolvição ou detenção de pessoas, admissão e afastamentos previdenciários e trabalhistas e indenizações (também conhecida como neuropsicologia forense). A avaliação neuropsicológica tem sido utilizada para investigar a organização do funcionamento cerebral e sua relação com as atividades comportamentais decorrentes de distúrbios específicos do cérebro (Hebben & Milberg, 2002; Lezak, Howieson, & Loring, 2004).

A reabilitação neuropsicológica é um processo em que pessoas com lesão cerebral, em cooperação com profissionais de saúde, familiares e membros da comunidade, buscam tratar ou aliviar deficiências cognitivas resultantes de uma lesão neurológica. O objetivo da reabilitação neuropsicológica é capacitar pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar as deficiências cognitivas resultantes de lesão neurológica (Wilson, 2003a).

Os conhecimentos produzidos pela neuropsicologia têm um amplo emprego na investigação científica e na aplicação destes conhecimentos no campo profissional. A investigação científica auxilia na busca de explicações sobre as relações entre o cérebro e o comportamento. Na atuação profissional, a avaliação e a reabilitação neuropsicológica contribuem para a identificação, documentação e tratamento das alterações cognitivas e comportamentais presentes em diversas situações onde o sistema nervoso central é afetado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s