É “Mal de Alzheimer” ou “Doença de Alzheimer”?

alzEu prefiro Doença de Alzheimer. Por que? Por uma razão muito simples. A palavra “mal” para se referir está carregada de valores morais e sentimentos negativos. Segundo o dicionário Michaelis, o substantivo masculino “mal”, vem da palavra latina “malu”, podendo significar: 1) Tudo o que se opõe ao bem, tudo o que prejudica, fere ou incomoda, tudo o que se desvia do que é honesto e moral. 2) Calamidade, infortúnio, desgraça. 3) Dano ou prejuízo, na pessoa ou fazenda. 4) Qualquer estado mórbido impressionante, como a lepra, a raiva, a tuberculose etc. 5) Qualquer doença epidêmica ou reinante. 6) Achaque, doença, enfermidade. 7) Castigo, punição, expiação. 8) Tormento, mágoa, sofrimento. 9) Palavras contra alguém ou contra alguma coisa. 10) Inconveniente.

Por outro lado, doença, segundo o mesmo dicionário, é um substantivo feminino, também de origem latina (“dolentia”) que pode significar:  1) Falta de saúde, achaque, enfermidade, indisposição, moléstia. 2) Processo mórbido definido, com sintomas característicos, que pode afetar o corpo todo ou uma ou várias de suas partes.3) Mal. 4) Defeito, vício. 5) Mania. 6) Alterações patológicas das plantas. 7) Tarefa laboriosa ou difícil.

Claro que quando se trata de enfermidades, elas podem ser consideradas como sinônimos. Porém, acredito que a palavra “doença” está mais isenta de valores morais e sentimentos negativos. Por isso, prefiro definir Doença de Alzheimer como “uma doença que acomete o cérebro, de maneira progressiva e irreversível, levando da perda da memória e das habilidades do pensamento, que comprometem a realização de tarefas no dia-a-dia”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s