Comprometimento Cognitivo Leve: quando o declínio da memória ainda não é Alzheimer

cclPesquisas sobre prevalência de demência na população geral tem evidenciado três grupos diferentes: 1) idosos com demência, 2) idosos sem demência e 3) idosos que não podem ser classificados nem com ou sem demência. Neste terceiro grupo, estão os indivíduos que apresentam declínio cognitivo, geralmente da memória, mas que não podem ser classificados como demência. Este grupo é conhecido na literatura médica como Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). O termo foi originalmente cunhado em 1999, por um grupo de pesquisadores do Departamento de Neurologia da Mayo Clinic (USA), liderados por Ronald C. Pertersen.

O CCL é um estado transitório entre o envelhecimento cognitivo norma e a demência leve. É uma condição clínica na qual o idoso apresenta um esquecimento maior que a esperada para a sua faixa de idade e escolaridade, mas que no contexto geral, não satisfaz os critérios diagnóstico para Doença de Alzheimer (DA). Este grupo apresenta um risco maior para desenvolver DA no futuro. Por isso, a identificação precoce do CCL pode prevenir o aparecimento da demência.

 

Para saber mais:

Hamdan, A. C. (2008). Avaliação neuropsicológica na doença de Alzheimer e no comprometimento cognitivo leve. Psicologia Argumento26(54), 183-192.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s