História da avaliação psicológica no Brasil

Quando os testes psicológicos começaram a ser utilizados no Brasil? Quem foram os pioneiros? Qual foi a primeira obra publicada no Brasil sobre testes psicológicos? O livro Tests de Medeiros e Albuquerque, originalmente publicado em 1924, marcou o início do interesse pela avaliação psicológica no Brasil. É bem verdade que já haviam sido inaugurados os primeiros laboratórios dedicados a pesquisa de testes psicológicos, como os laboratórios Pedagogium, por Manoel Bonfim, em 1906, e o laboratório do Hospício Nacional, por Mauríco de Medeiros, em 1907, ambos no Rio de Janeiro. Mas, o livro de Medeiros e Albuquerque é a primeira sistematização “desta novidade vinda da Europa”, que alcançou grande repercussão na época. Precisamos resgatar e conhecer a história da psicologia no Brasil, em particular a história da avaliação psicológica. Confira o artigo do prof. William Gomes (UFRGS) sobre a história da avaliaçao psicológica e o livro Tests de Medeiros e Albuquerque.

Alfred Binet (1857-1911) foi o fundador do primeiro laboratório de psicologia na França (Sourbonne), em 1889. Ficou conhecido internacionalmente como o inventor do primeiro teste de inteligência (1905), a Escala Binet-Simon. O teste, desenvolvido para a avaliação da inteligência de crianças, representou uma mudança no paradigma da testagem psicológica. Divergindo dos testes psicológicos de sua época, que mediam apenas as funções elementares (psicofisicas), Binet desenvolveu um novo método para avaliar as capacidades superiores (como a inteligência). Seus trabalhos obtiveram grande repercussão e influenciaram várias gerações de psicólogos.

A influência de Binet também se fez presente no Brasil. O artigo de Vieira e Campos (2011), analisa a repercussão do trabalho de Binet em nosso país. Os autores relacionam nomes como Medeiros e Albuquerque, Isaías Alves, Manoel Bonfim e Lourenço Filho, como os precursores da testagem psicológica em nosso meio, cujos trabalhos foram marcadamente influenciados por Binet. Vale a pena ler o artigo para conhecer a história da psicologia e como foi a recepção e o desenvolvimento dos testes psicológicos no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s